21.11.05

A sabedoria está no questionamento - Sílvia Somenzi




Se você se pergunta, como pode ser que algumas pessoas consigam entender as situações de forma tão clara, objetiva e mapear a solução rapidamente e com tanta assertividade, então o primeiro passo para tornar o seu caminho melhor você já deu.

A verdade é que o questionamento, mesmo sem a resposta certa ou direta, é fundamental para o início de um processo de mudança.

Muitos pensam que a dificuldade está em admitir se questionar, e fazendo isso é a pessoa está se expondo e de certa forma as suas fragilidades ficam mais evidentes. Errado. A inteligência está em você querer mudar e mudar, por isso, que se expor é importante.

Não faz diferença se você é o porteiro de uma empresa ou o presidente, a diferença está em como você se questiona para tudo que o cerca.

Fazer a você mesmo as perguntas certas, que tiram você da “zona de conforto” faz você pensar de forma diferente e permite que você troque mais, discuta mais, faça mais, entenda mais e principalmente veja que no mundo que o cerca, existem muitas circunstâncias e pessoas que vivem como você, se questionam e que podem apoiá-lo para resolver.

A grande questão é a barreira que cada um impõe a si próprio para mudar, que pode se tornar instransponível, e depende única e exclusivamente de você e da sua atitude.

No mundo dos negócios, se questionar não é demonstração de fraqueza, muito pelo contrário, é demonstração de maturidade.

Os negócios precisam que as pessoas que estão envolvidas estejam abertas à percepção de solução sob todos os pontos de vista.

Assim a premissa que é “entender a visão do cliente”, se transforma em “entender a visão do cliente + a visão da equipe + a visão da gestão + a visão da diretoria + a visão dos “consumidores” finais da solução + a visão a sua visão direta”. Amplia o seu universo e desmistifica a visão limitada de um processo tornando-a a visão da realidade do processo, sob todos os aspectos.

As perguntas (que no início pode não parecer tão certas assim) vão fazer toda a diferença e você vai entender melhor como você pode se tornar a pessoa perspicaz e assertiva que você quer ser. As pessoas vão respeitar mais as suas colocações à medida que você entender melhor os impactos do que você e todos os envolvidos dizem. É simples assim.

Demonstre que você se questiona e não imponha limites em fazê-lo. O resultado é conseqüência, e só pode ser você mais profissional, mais centrado, com foco e sendo percebido como solução.

Se você sabe, você faz.

*Sílvia Somenzi é Diretora Superintendente da SOLUZZIONE – Expansão de Negócios, empresa focada em entender a estratégia de negócio dos clientes e atuar junto aos parceiros com soluções em TI para atender esta estratégia. Foco: ser solução